Sobre

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina está implantando um Sistema Integrado de Gestão (SIG) que permite a integração de diversos sistemas em uma plataforma única, facilitando o acesso à informação e agilizando os processos da instituição. O processo de implantação do SIG começou em agosto de 2013 e deve durar três anos e seis meses.

O que é o SIG? (vídeo)

Como funciona o SIG (vídeo)

O SIG é dividido em quatro sistemas, que, por sua vez, dividem-se em módulos. A ordem de implantação dos módulos seguiu requisitos tecnológicos e indicação dos diversos setores do IFSC, por meio do Comitê de Tecnologia da Informação. Para cada módulo, há um responsável do setor ao qual ele diz respeito, que interage com a Diretoria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (DTIC). O responsável pelo módulo envolve seus pares para a capacitação e conscientização. Por fim, a DTIC interage com um empresa contratada para que ela faça a implantação e manutenção do SIG.

Para apoiar essa implantação, o IFSC desenvolveu o projeto Integra – Campanha de Sensibilização da Implantação dos Sistemas Integrados do IFSC. Neste site você encontra o cronograma de implantação, tutoriais e vídeos de treinamento, notícias e a descrição de cada módulo dos subsistemas. O objetivo é familiarizar os servidores e alunos da instituição com o SIG e facilitar a sua utilização pela comunidade acadêmica.

Confira a seguir mais informações sobre o SIG e navegue pelos menus na parte superior do site para ver treinamentos, cronogramas, notícias e as descrições dos módulos.

Quais são os sistemas que compõem o SIG do IFSC?

São quatro sistemas, listados a seguir:

Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) – Possui funcionalidades que proveem suporte às atividades administrativas relacionadas à gestão patrimonial, financeira e contratual, envolvendo requisições, almoxarifado, orçamento, compras, patrimônio, licitação, infra-estrutura, contratos, bolsas, faturas, processos, transportes etc.

Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa) – Composto por módulos que congregam atividades acadêmicas relativas ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Monitoria, Ensino a distância, Bibliotecas, Vestibular, Secretaria de apoio ao estudante e Infra-estrutura física.

Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) – Fornece operações inerentes à administração de pessoal, apoiando atividades como: Gestão de desenvolvimento humano, capacitação, estágio probatório, férias, licenças, cadastro de dependentes etc.

Sistema de Administração dos Sistemas (SIGAdmin) – Área de administração e gestão dos sistemas. Contém a gerência de permissões, comunicação em grupo, gestão de unidades e usuários e administração das páginas da IFSC.

Os módulos desses sistemas, a medida que forem implantados, vão substituir os sistemas existentes atualmente, como Isaac, Sophia, Sistema DGP e o sistema de patrimônio (SWP).

Quem desenvolveu o SIG usado pelo IFSC?

O SIG que o IFSC utiliza é de propriedade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A empresa SIG Software foi contratada para dar suporte à implantação do sistema.